A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Alfarroba



A alfarroba é uma alternativa para o uso do cacau.
Fruto da alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, é uma vagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se, em aparência, textura e sabor, idêntico ao cacau em pó.

A alfarroba possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura; enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. Outra vantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina, dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. E em certas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacau contém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas e reações alérgicas.

Já usei-a em diversas receitas e responde perfeitamente ao seu propósito de substituir o cacau, seja em bolos, pães, docinhos, "chocolate quente", bombons etc.

Bolinhas de alfarroba e castanhas

Ingredientes
50 g de avelãs, castanha-do-pará ou outra oleaginosa
1 CS de farinha de alfarroba
5 ameixas secas
1 CS de melado (opcional, usar se necessário)
coco ralado

Como fazer

Hidratar as ameixas durante a noite, em um pouco de água filtrada.

Fazer um pure com elas no processador, utilizando um pouco da água onde estiveram de molho.

Use também o processador (ou o liquidificador) para desmanchar as castanhas, junto com a alfarroba.

Junte essa farinha à mistura de ameixas e mexa bem, adicionando no final, se necessário, o melado.

Faça bolinhas com as mãos e passe cada uma delas em alfarroba ou em coco ralado.
Pode-se também colocar o coco dentro das bolinhas.

Dica: guardar a água do molho das ameixas, porque podemos precisar dela para obter uma massa mais fácil de moldar.

Nenhum comentário: