A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 23 de novembro de 2008

Como cultivar brotos?



Roteiro baseado na minha experiência com o cultivo de brotos


1. Escolha sementes, com preferência para as biologicamente cultivadas, isto é, que não tenham recebido agrotóxicos nem sejam transgênicas e lave-as.
Preencha com as sementes 1/8 do tamanho do vidro que você vai utilizar, não exagere na quantidade que a produção pode não vingar.

2. Deixe as sementes nesse vidro, de boca larga, com água de qualidade, durante a noite (8 horas de água).

3. No dia seguinte, pela manhã, escorra a água e lave bem as sementes - esse processo é importante porque vai eliminar substâncias que interferem na germinação e outras, como os fitatos, que bloqueiam a absorção de minerais.
Coloque o vidro inclinado em 45º, com uma tela feita com gaze na boca, deixando entrar o ar e escorrer a água (8 horas de ar).
Uma forma prática que encontrei para conseguir esse ângulo de inclinação, permitindo que a água escorra bem - outro fator importante para o sucesso da produção, porque se as sementes ficarem encharcadas, irão apodrecer, criando fungos - foi colocar o vidro num escorredor de louças, em forma de V (*imagem no final do texto).

Com essas 8 horas de água e com as 8 horas de ar, suas sementes já estarão, provavelmente, GERMINADAS. Esse é apenas o primeiro passo, pois na continuação elas irão BROTAR.

4. Lave com bastante água as sementes, no mínimo 3 vezes ao dia, até a fase do broto.
Dependendo da semente (da qualidade dela, também da temperatura ambiente), a germinação completa pode variar de quatro a sete dias.

5. Quando elas atingirem o ponto ideal (veja tabelas em outro post), estarão prontas para o consumo.

6. Para armazenar seus brotos, mantenha-os no refrigerador, em recipiente plástico forrado com papel absorvente (tipo "toalha"), para mantê-los secos e evitar a proliferação de fungos. Antes de guardá-los, também secar bem com esse papel.
Não os deixo na geladeira por mais de 3 dias, procuro manter uma produção constante para consumi-los o mais frescos possível.


Grama de trigo: ideal para ser usada no Suco de Luz









Depois de germinar o trigo por 3 dias, jogamos as sementes na terra, colocada em um vaso que pode ser feito com embalagens de plástico ou isopor, em formato de bandeja ou caixinhas.
Adicionamos uma camada fina de terra por cima e, geralmente, em 7 dias estará pronto para consumo; vamos aparando os "cabelinhos espetados" do trigo na quantidade que desejarmos (dura, mais ou menos, uma semana).

*Essa é a imagem do "escorredor de louças em forma de V":

18 comentários:

lucia disse...

oiii!! Adorei as dikas de como cultivar brotos...vou tentar.bjus

Anônimo disse...

Olá Adorei As dicas...!!!

Vera Falcão disse...

Espero que tenham bons resultados, sementes germinadas e brotos são extremamente saudáveis!

Anônimo disse...

Olá. Moro no nordeste e agora é época de chuva. Já tentei cultivar a soja e não consegui. Deixei de molho, depois coloquei numa peneira e molhava 3 vezes por dia. Brotava bonitinho até q no 3º dia começa a apodrecer.... Já tô quase desistindo.
Bjs,

Vera Falcão disse...

Anônimo, experimente outras sementes como o girassol, o trigo, o feijão azuki... particularmente, não sou favorável ao consumo de soja, a não ser na forma fermentada. Se vc pesquisar na ferramenta de busca do blog, vai encontrar a questão bem explicada num dos tópicos, abraços!

Anônimo disse...

Onde posso encontrar sementes em Porto Alegre confiáveis?Obrigada

Vera Falcão disse...

Sementes de girassol, grãos de feijão azuki, trigo, arroz e outros cereais sem agrotóxicos e não-transgênicos vc encontra aos sábados na Feira da José Bonifácio, em frente à Redenção e no Mercado Público, na Loja da Reforma Agrária.

Anônimo disse...

Olá Vera.

Visitei seu blog. Estava à procura de dicas de como cultivar brotos em casa.
Obrigado e um bom final de semana.

Mario

Vera Falcão disse...

Mario, obrigada pela visita e espero que tenhas solucionado tuas dúvidas, abraço!

Anônimo disse...

gostaria de saber se qualquer semente pode ser usada na produção de brotos para alimnetação humana?
ricardo.beirario@hotmail.com

Vera Falcão disse...

Ricardo, nem todas são viáveis, por exemplo, o feijão preto, branco ou mulatinho não são indicadas, mas podemos usar os feijões azuki e moyashi.
Outras sugestões: lentilha marrom e rosa, grão-de-bico, quinoa e linhaça, girassol, trigo, aveia, alfafa, ervilha, cevada, arroz integral, arroz selvagem, amaranto, amendoim, gergelim.

Denise Mª Alves Pinheiro da Silva disse...

Vou tentar cultivar os brotos conforme ensinas, estou precisando de alimentos energéticos.
Teu blog é muito util...maravilhoso, parabéns. Estás fazendo a tua parte na construção de um mundo melhor. Obrigado.

Vera Falcão disse...

Denise, obrigada pelos elogios e pelo incentivo; como já disse outras vezes aqui, são essas palavras que me ajudam a seguir em frente!

Vera Falcão disse...

No dia em que teve um bug aqui no Blogger, algumas coisas foram apagadas, entre elas, comentários, que recuperei no e-mail.

Então, segue a resposta para "Aisha", querendo saber "como é esse escorredor de louças em forma de V".

Vou colocar a imagem no post, ok?

Anônimo disse...

Oi Vera, tudo bem? Gostei muito do seu blog. Serei um cultivador de brotos. Muito interessante. Tenho também um blog (www.eucantocomaspalavras.blogspot.com) Gostaria muito que vc o visitasse. Sua opinião é muito importante para mim. Parabéns. Joaquim

Vera Falcão disse...

Joaquim, vais gostar muito de cultivar brotos, é uma tarefa agradável e os resultados no nosso organismo são maravilhosos! Vou lá te visitar, sim, me aguarde!

Maria Ligia Conti disse...

Oi, Vera, obrigada pelas dicas preciosas. vou tentar cultivar brotos de feno-grego - depois te conto como foi... Beijinhos. Ligia

Vera Falcão disse...

Espero que tenhas sucesso, Lígia, comer brotos é muito saudável.
Beijo!