A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 29 de novembro de 2008

Mucilagem


Nas receitas em que utilizamos algas, sempre é indicado aproveitar a água onde elas ficaram de molho, já que lá permaneceram muitos elementos.

Então, há uma outra forma de consumir algas, fazendo a MUCILAGEM, que depois pode ser usada em receitas ou misturada a sucos crus, com frutas, folhas, brotos (como o Suco de Luz):

1) Coloque 50 gramas de algas agar-agar (em barra) de molho em água fria com o suco e casca de 1 limão. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos.

2) Escorra a água do molho e lave em mais uma água para eliminar o cheiro característico.

3) Acrescente 2 litros de água potável e o suco de meio limão.

4) Ferva com a panela tampada (em fogo baixo) por cerca de 20 minutos, NUNCA em panela de alumínio.

5) Coe, coletando o filtrado num recipente que tenha tampa, preferencialmente de vidro. Elimine o resíduo que fica sobre a peneira.

6) Deixe esfriar naturalmente e coloque na geladeira.
Esta mucilagem - enquanto morna - tem consistência espessa, porém ao ser levada à geladeira transforma-se em um bloco de gelatina.

Como dito acima, o gel pode ser adicionado aos sucos e a receitas, como as que seguem:

Mousse de Manga

Ingredientes

1 xícara de gel de alga gelado
2 xícaras de manga picada (pode ser substituída por caqui ou morango)
suco de 1 limão
1 cenoura
folhas de hortelã a gosto
adoçante natural a gosto

Como fazer


Bata tudo no liquidificador. Importante: Não acrescente água. Como fica bem cremoso, ajudar com uma espátula. Coloque em taças, decore com sementes de gergelim e um ramo de hortelã e sirva imediatamente.

Mousse de Goiaba

Ingredientes
1 xícara de gel de alga gelado
2 goiabas grandes inteiras
suco de 1 limão
1 inhame pequeno cru
adoçante natural a gosto

Como fazer

Bata tudo no liquidificador. Não acrescente água e aja como na receita acima. Coe numa peneira para separar as sementes. Por em taças, decorar a gosto e servir imediatamente.

Mousse de Mamão

Ingredientes
1 xícara de gel de alga gelado
2 xícaras de mamão formosa picado miúdo
1 inhame cru + suco de 1 limão
1 CS de germe de trigo

Como fazer

Não usar água. Despejar em taças e servir imediatamente. Você poderá decorar com: a) granola, b) pedaços de fruta inteira, c) sementes germinadas de gergelim ou linhaça, d) uva passa ou ameixa seca picada.

Nota: não senti necessidade de adoçar nenhuma das 3 receitas, então, é uma questão bem individual de como seu paladar está habituado ou não ao sabor doce natural.

Torta de bananas

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de germe de trigo
2 xícaras de farinha de aveia
2 xícaras de farelo de trigo
1/2 xícara do melado ou mel
6 bananas caturra amassadas
2 xícaras de mucilagem de algas
20 bananas cortadas no sentido do comprimento
cravo e canela em pó

Como fazer

Misturar a mucilagem de algas com o mel (ou melado) e as 6 bananas amassadas, adicionar as farinhas até formar uma papa.

Adicionar os condimentos (cravo e canela).

Untar com mel um pirex grande e colocar as bananas cortadas. Cobrir com a papa e em seguida colocar outra camada de banana e outra da papa e terminar com uma camada de banana.

Levar ao forno por 30 minutos.

Nenhum comentário: