A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nituke (refogadinhos macrô)




Os diversos tipos de refogados aqui mencionados, devem ser secos. Alimentos com molhos e caldos, não podem ser chamados de Nituke.


De cenouras - para preparar cenouras e nituke de cenouras com gergelim, corta-se 2 cenouras o menor possível e refoga-se bem numa colher de sopa de óleo. Adiciona-se grãos de gergelim torrados e salga-se com sal marinho.

De chicória ou escarola - cortam-se 5 folhas pela metade, no sentido do comprimento. Refogam-se em 2 colheres de sopa de óleo, adiciona-se 1 colher de chá de sal, cobre-se e ferve-se em fogo brando até amolecer. Adiciona-se um pouco de shoyu.

De bardana ou cenoura (Kinpira) - cortam-se em pedacinhos bem fininhos, no sentido longitudinal, raízes de bardana (essa raiz é depurativa do sangue e seu formato lembra o do aipim) e de cenoura, na proporção de 3 da primeira por uma da última. Refogam-se em óleo as raízes da bardana, até que estejam bem cozidas; adicionam-se cenouras e cozinham-se em um pouco de água até amaciar. Salga-se e adiciona-se gotas de shoyu.

De cebola - cortar 2 cebolas grandes, no sentido do comprimento. Refogar bem em uma colher de sopa de óleo; temperar com sal marinho e adicionar um pouquinho de shoyu no final.

De agrião
- Corta-se o agrião em pedaços de 3 centímetros. Refoga-se com óleo em fogo brando. Adiciona-se sal. Pode-se acentuar o sabor com um pouco de tahine (manteiga de gergelim).

De couve com cebola - o mesmo que o precedente.

De cenoura com cebola
- o mesmo que o precedente.

De aipo com cebolinha verde - refogar em óleo, temperar com sal.

De cozido variado (Hisime) - cortam-se em pedaços grandes: cenouras, raízes de bardana, raízes de lótus, nabo branco, feijão-vagem, tofu seco, alga kombu; adiciona-se água e ferve-se até amolecer bem. Salga-se e adiciona-se um pouco de shoyu. Não deve ter caldo ao ficar pronto.

O Nituke combina perfeitamente com arroz integral.



Macrobiótica Zen - Sakurazawa Nyoiti
AMPA - 1989

Nenhum comentário: