A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 16 de novembro de 2008

Pão assado com brotos na massa



Precisamos suprimir da receita que iremos fazer, 1/2 xícara de farinha e 1/2 xícara de líquido para cada uma xícara de brotos moídos que adicionarmos. Podemos também empregar aproximadamente um punhado sem triturar, sem fazer o ajuste sugerido acima. Contudo, depois de sovar e amoldar a massa para levar ao forno, é necessário retirar os brotos que ficam na superfície do pão, porque estes torrarão dando um sabor amargo ao produto final.
Um pão com brotos demora, em média, mais de 30 minutos para assar.

Pão de Trigo

Ingredientes
2 xícaras de farinha integral
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de brotos inteiros
1 xícara de brotos moídos
2 CS de fermento biológico
1 CS de sal marinho
3 xícaras de água morna
1/4 xícara de mel
3 CS de óleo vegetal

Como fazer

Despeje uma xícara de água morna numa tigela grande e junte o fermento.

Misture bem e adicione as outras duas xícaras de água, o mel, o sal e o óleo.

Torne a misturar e despeje a farinha branca, mexendo.

Bata bem e cubra a tigela com um guardanapo, deixando a massa crescer em local morno, até atingir o dobro do volume.

Misture os brotos inteiros e os moídos, juntando-os a seguir à massa já crescida. Amasse um pouco e complete com as duas xícaras de farinha integral. Sovar ao máximo.

Unte uma tigela grande com manteiga, coloque nela a bola de massa, cubra com guardanapo e deixe em local morno até duplicar novamente o volume. Quando isto acontecer, torne a sovar, podendo juntar mais um pouco de farinha, se preciso.

Divida em duas porções e molde em forma de pão a seu gosto. Unte duas formas próprias, assando durante 60 a 75 minutos em forno aquecido a 180 graus.

Nenhum comentário: