A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Abacate: a manteiga mais saudável da natureza


O abacate, fruta riquíssima em gorduras saudáveis, as monoinsaturadas, é uma manteiga vegetal e natural indicada para todas as pessoas que desejam ser saudáveis, que estão acima do peso, com históricos de doenças cardiovasculares ou diabéticos. A gordura monoinsaturada, consumida com moderação, é uma excelente rota energética alternativa. Ou seja, quando o organismo não tem glicose para gerar energia, a gordura monoinsaturada é uma opção interessante para manter a energia basal, já que esta rota alternativa não precisa de insulina para acontecer.

Por ser um alimento de origem vegetal, a manteiga de abacate é 100% isenta de colesterol, é riquíssima em água (cerca de 70%) e fibras. Já a manteiga, por de origem animal, contém colesterol, gorduras saturadas (más para a saúde cardiovascular), é isenta de fibras e baixo teor de água, tornando seu poder calórico mais concentrado.

Sugestões de receitas (já que cada um pode criar de acordo com o seu gosto e os ingredientes da estação).
O ideal é consumir 2 colheres (sopa) no máximo por refeição ou lanche.

Manteiga de abacate
1/2 abacate médio maduro + missô a gosto + salsinha bem picadinha a gosto.
Por não ter conservantes, prepare na hora de servir. Passe o abacate + o missô por uma peneira fina para obter uma textura bem macia e cremosa. Acrescente a salsinha e sirva sobre o pão, torradas ou bolachas.
Opções: sal marinho ou molho shoyu no lugar do missô. Outras ervas frescas no lugar da salsinha e raspas de gengibre ou casca de limão. Uma cc de sementes de gergelim ou trigo germinadas irão conferir mais crocância.


Manteiga de abacate versão doce

1/2 abacate médio maduro + 1 CS rasa de cacau em pó + gotas e raspas de limão ou baunilha + pitada de canela em pó + 1 CS de mel.
As sementes germinadas também ficam bem nesta receita. Outra opção para adoçar é usar uva passa ou ameixa seca picada. Se for preparar uma quantidade maior, pode-se bater tudo no liquidificador pois a textura ficará ainda mais cremosa.

Requeijão de abacate
1 abacate médio maduro + 1 CS de semente de linhaça deixada de molho em 6 CS de água por 4 horas (é a linhaça quem dará a textura de requeijão) + molho shoyu a gosto + 1 dente de alho ou 1 CS de cebolinha picada. Bata tudo no liquidificador e acerte o sal a gosto.

Baseado em dicas de Conceição Trucom (algumas adaptações).

2 comentários:

roberta ayres disse...

Vira e mexe procuro uma informação nova e acabo aqui.
Gosto muito mesmo.

Obrigada

Vera Falcão disse...

Ai, roberta, que lindo, amei! Gracias!