A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Arroz aromático com romã

Dizem que a romã traz boa sorte e atrai a prosperidade quando a comemos na passagem do ano e guardamos suas sementes junto ao dinheiro que carregamos - é uma fruta recomendada, devido a esses atributos, a fazer parte da ceia de Ano Novo.
Mas, sortilégios e folclore à parte, a romã tem propriedades medicinais (como todo alimento): é utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas (auxilia na prevenção de aftas) e combate disinterias; é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante.

Ingredientes

1 CS de óleo vegetal
100 g de amêndoas torradas
250 g de arroz temperado com 1 cc bem cheia de açafrão (como o açafrão legítimo é caríssimo e raro, podemos usar o açafrão-da-terra ou, como é mais conhecido, cúrcuma)
1 pau de canela
450 g de caldo de legumes fervente
1 romã madura
1 lasca de gengibre fresco (não exagere porque seu sabor toma conta do prato)
1 cc de mel
1 CS de hortelã fresca
2 CS de salsa picada
sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer

Aqueça o óleo e adicione o arroz com o açafrão, refogando bem. Junte a canela e o caldo de legumes, tempere com o sal e a pimenta.

Quando começar a ferver, deixe cozinhar em fogo baixo.

Corte a romã pela metade, remova as sementes (e guarde para colocar na sua carteira) e reserve 1/3 para a decoração.

Ponha a fruta restante numa peneira sobre uma tigela e amasse com um garfo para extrair o suco. Junte o gegibre ralado e também amasse para extrair o suco; adicione o mel.

Assim que o arroz estiver cozido, acrescente essa mistura e deixe cozinhar mais 2 minutos.

Remova a canela em pau e revolva o arroz com um garfo, juntando a hortelã e a salsa.

Coloque numa travessa e espalhe por cima as amêndoas torradas e a romã reservada para enfeitar o prato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do arroz ,oi

Vera Falcão disse...

Adorei o comentário essencialmente objetivo... rs - oi pra ti também, anônimo!