A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Biscoitinhos para enfeitar a árvore de Natal













Receita da Nigella Lawson: para quem ainda não conhece, ela é uma culinarista e jornalista inglesa, que tem um famoso programa de TV - Receitas de Nigella (aqui no Brasil é transmitido pelo canal a cabo GNT) - além de 3 livros sobre culinária publicados.
Apesar de suas receitas usarem carnes e alguns ingredientes que não aprovo como saudáveis, Nigella faz combinações exóticas e tem muitas idéias que os vegetarianos podem aproveitar.
Ela torna o ato de cozinhar uma ação cheia de prazer, beleza e sabores diversificados, motivando as pessoas a curtirem suas cozinhas, desfazendo a idéia de que cozinhar é chato, cansativo e fora de moda...

O que ela pensa sobre orgânicos: "Acho que pode fazer certa diferença em como você se sente em relação à comida que prepara. Como todo o mundo sabe, a Inglaterra teve vários problemas recentemente com carnes, então é natural sentir-se desconfortável se você não sabe a procedência dos ingredientes. No caso dos vegetais, a verdadeira diferença é o pequeno intervalo entre a colheita e o cozimento. Quando vou à casa de minha irmã, no interior, apanho os vegetais da horta e em seguida os cozinho. O resultado é extraordinário. Mas, como vivo em Londres, esse sabor nunca vai ser alcançado, independentemente de o vegetal ser orgânico ou não."


Ingredientes
300 g de farinha de trigo
100 g de manteiga orgânica* sem sal
100 g de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1/4 colher de sopa de cravo moído
1 pitada de pimenta do reino
2 ovos caipiras* batidos com 4 colheres de sopa de mel*

*Veganos façam a substituição da manteiga, dos ovos e do mel (óleo vegetal ou gordura de coco, gel de linhaça e melado).

Separe os cortadores de biscoitos.

Como fazer

Pré-aqueça o forno a temperatura de 170º.
Coloque numa tigela o açúcar e a manteiga, misture vigorosamente os dois, até ficar uma mistura bem clarinha.

Coloque a mistura na batedeira ou num processador e adicione o sal, a farinha de trigo, fermento, canela, cravo e a pimenta moída na hora. Coloque para bater ou processar, ponha os ovos batidos com o mel, vagarosamente, até formar uma massa consistente.
Se a massa ficar seca, adicione um pouco de água; se ficar molhada, junte um pouco de farinha.

Divida a massa em duas partes e envolva em plástico. Coloque na geladeira por 20 minutos.

Numa superfície com farinha de trigo, abra metade da massa com um rolo numa espessura de meio centímetro e corte a massa com os cortadores escolhidos. Repita a operação com a outra parte da massa que está na geladeira.

Com um palito, faça um furinho (para passar uma fitinha, fio de nylon ou fio de linha dourada, para ser pendurado na árvore) na parte de cima dos biscoitos, coloque-os numa assadeira e leve para assar por aproximadamente 15 minutos.
Depois de assados, coloque sobre uma grade para esfriar e decore com o glacê e confeitos.
Passe a fitinha, fio de nylon ou fio de linha dourada, para pendurar na árvore.

Glacê
300 g açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de água quente

Dividir em potinhos, colocar uma pitada de corante alimentício em pasta em cada um deles; use para a decoração.

Como o açucar de confeiteiro é bastante artificial, testei uma opção: bater no liquidificador, açúcar mascavo e araruta (ou maizena), na proporção meio quilo de açúcar e 3 CS de amido. Funcionou!

Nenhum comentário: