A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Era uma vez um bolo...


Não há criança que não goste de uma fatia de bolo (e adultos, também, é claro...).
Considero que um bolo natureba, com ingredientes saudáveis, é uma atração a que poucos resistem.
Costumo fazer bolos, sem coberturas gordurosas, para o lanche; receitas simples, que já postei aqui.

Como esse, que fiz ontem:


Ingredientes
2 ovos caipira
4 CS de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 banana nanica bem madura
2 xícaras de farinha integral fina
1 vidrinho de 200 ml de leite de coco
1 CS de cacau em pó
1 CS de fermento em pó

Como fazer

Separe as gemas dos ovos e bata com o mascavo, a banana amassada e o óleo.

Peneire a farinha e vá adicionando à mistura já feita, alternando com o leite de coco.

Misture bem a massa, deixando-a lisa.

Nesse ponto, acenda o forno para já ir aquecendo. Unte a forma que irá usar.

Por último, coloque o fermento peneirado e adicione, levemente, as claras batidas.

Coloque na forma a maior parte da massa e reserve outra, onde será adicionado o cacau em pó, para dar o efeito marmorizado.

Coloque a massa escura sobre a clara e passe um garfo, em movimentos circulares e delicados, na superfície.

Asse em forno médio (180º) por 45 minutos.

Cobertura

1 CS de cacau em pó ou alfarroba
3 CS de açúcar mascavo
um pouco de água para dissolver

Em fogo baixo, cozinhe até obter o ponto de calda.

Faça alguns furinhos na superície do bolo e derrame a calda quente sobre ela.


Pequena história do bolo

No início, todos os doces produzidos em assadeiras eram considerados bolos e estes tinham que ser redondos, pois, como seu próprio nome diz - bolo vem de bola.
Redondo desde os tempos do Império Romano, com o passar dos anos o formato foi se moldando conforme as necessidades da decoração.

Como surgiu o bolo?
Existem muita discordância quanto à origem etimológica do bolo, no entanto é provável que tenha surgido a partir das tortas, sendo que, do ponto de vista técnico, ele sempre teve uma consistência macia, revestido de uma pequena crosta de massa.

Sabe-se que, em Nápoles, na Itália, no ano de 1478, um bolo foi servido em um banquete.
Acredita-se que o primeiro bolo de andares tenha sido o da italiana Catarina de Médici, quando se casou com Herique II, Rei da França, no século XVI.
Na Inglaterra, durante o reinado da Rainha Vitória, os bolos chegavam a pesar 100 quilos com altura acima de dois metros. Na verdade, em todos os momentos da história, o bolo era considerado como uma demonstração de prosperidade e riqueza. Por isso eram tão altos!
Os bolos, então, passaram a ser divididos em diversas camadas e recheados por uma infinidade de cremes (creme de vinho, perfumado com limão ou laranja, por exemplo), mas o recheio à base de manteiga veio surgir apenas no início do século XX.

Com o advento dos banquetes luxuosos e exuberantes da época renascentista, os bolos passaram a ser a atração principal, principalmente no que se refere à decoração. Depois, os bolos começaram a ser glaciados com açúcar, polvilhados com frutas cristalizadas, amêndoas trituradas e enfeitados com raminhos de alecrim.

O ano de 1800 foi de certa forma considerado o auge dos bolos.
Podemos encontrar 101 tipos, entre eles o "Bolo Espuma", que foi o primeiro bolo no qual foi empregado o uso do creme, mas teve muita dificuldade em ser aceito por causa de sua textura diferente, não habitual para a época.

O primeiro bolo de farinha a se adaptar no Brasil foi o pão-de-ló, de origem portuguesa.
Rapidamente, tornou-se bastante popular e até hoje, é um dos preferidos para bolos recheados. Antigamente, e sobretudo em Portugal, era hábito consumir o pão-de-ló em fatias, torradas, acompanhando o chá, café ou vinho do Porto.

Em meados de 1915, fazia-se bolos colocando todos os ingredientes em uma tigela de uma só vez e misturados com uma colher. A aceitação desse método pelas donas-de-casa é relativamente recente: aconteceu em 1943, quando a General Mills (indústria de massas) publicou o método rápido e simplificado de preparo de bolo com o objetivo de economizar trabalho em todas as operações caseiras.
Junto a isso, surgiram as batedeiras elétricas para auxiliar ainda mais no preparo de bolos.


Prefiro bolos com frutas, cobertura leve, sempre com ingredientes integrais e também sem usar leite de vaca.

Qual a composição do seu bolo preferido?


2 comentários:

Élida disse...

É muito legal saber como surgiram os alimentos que consumimos no dia a dia. Eu prefiro bolos com coberturas. Gosto muito de bolo de cenoura e chocolate. Também adoro o de aipim, é bem cremoso e saboroso.

Vera Falcão disse...

Élida, adoro saber a história das coisas, das pessoas, enfim, revirar o passado para entender o presente.
Tb aprecio bolo de cenoura e de aipim!