A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 27 de junho de 2009

Sopa de azuki com okaido e missô

O frio instalou-se com força aqui na pontinha sul do Brasil...
Como já dissemos, uma sopinha quente e nutritiva é mágica para esquentar o corpo e a alma e também como já dissemos (nunca é demais repetir coisas boas), feijão azuki e sopa de missô encorajam o funcionamento dos rins e bexiga.
Que tal unir os dois e adicionar uma deliciosa abóbora okaido?

Os grãos pequenos, vermelhos e brilhantes do azuki são especialmente indicados para rins cansados. É o mais yang dos grãos (quente - contração) e em clima frio (expansão - yin) pode ser usado 2 ou 3 vezes por semana.



Ingredientes
300 gramas de feijão azuki
500 gramas de abóbora okaido (também conhecida como japonesa)
1 CS de óleo vegetal
1 cebola grande
2 folhas de louro
1 fatia fina de gengibre com casca
1 cc de manjericão
1 cc de tomilho
sal marinho
azeite de oliva
missô
cebolinha verde picadinha

Como fazer

Coloque o azuki de molho à noite.
Pela manhã, enxague bem os grãos e ponha para cozinhar numa panela grande, com a cebola, as folhas de louro, o gengibre e o óleo.
Quando o feijão já estiver cozido (leva mais ou menos duas horas), junte as ervas e a abóbora cortada em pedaços grandes.
Deixe cozinhar mais um pouco, até a okaido amolecer, mas não demais. Salgue por último, mas observando a quantidade, porque iremos adicionar o missô, que já é bastante salgado.

Para servir: no prato, coloque uma colher de chá de missô e verta a sopa sobre ele, dissolvendo-o; um fio de azeite de oliva e cebolinha crua completam o prato.

Êi-la: a sopa!

Usei nas fotos uma sopeira que fez parte do "enxoval de casamento" da minha mãe, uma das poucas lembranças materiais que me restaram dela e é um dos "orgulhos" da minha cozinha!

2 comentários:

Paula Ceci disse...

Oi, Vera, sou iniciante na arte de "nadar contra a corrente" de toda a propaganda enganosa que a indústria do "Bem-estar" vem nos empurrando goela abaixo.

Conheci seu blog a partir do da Sonia Hirsch e estou a-d-o-r-a-n-d-o! Pelas receitas e dicas para mães que alimentam seus filhotes.

Saúde.

Vera Falcão disse...

Oi, Paula, espero te ajudar em alguns movimentos de natação... seja bem-vinda e apareça!
um abraço