A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 5 de dezembro de 2009

É quase Natal... já idealizou sua ceia natalina?


Minha ideia de ceia natalina é de leveza, pois estamos no verão, faz muito calor no país (hoje, 40º é uma temperatura considerada "normal" nessa estação) e sou brasileira!

Muitas frutas na mesa para decorar, encher os olhos com o seu colorido e o estômago com seu sabor refrescante!

Não esquecer de usar as frutas da estação, que são abundantes e mais baratas; prefira também as da sua região, se possível e, é claro, orgânicas!

Relembrando a melhor combinação de frutas:

Combinar frutas cítricas com cítricas, doces com doces e neutras com todas. Frutas desidratadas combinam com as cítricas.

Quase todas as frutas são cítricas: laranja, tangerina, limão, amora, pitanga, pitomba, jamelão, jambo, carambola, abacaxi, maçã, manga, maracujá, goiaba, ameixa rosa, figo, uva, caju - quando frescas, elas têm alto teor de ácidos cítrico, ascórbico (a popular vitamina C) e benzóico, entre outros.

Frutas doces: banana, jaca, fruta-do-conde, fruta-pão - são mais alcalinas quando recém-colhidas e com alto teor glicêmico, quando ingeridas.

Frutas desidratadas, como damasco, passas brancas e pretas, tâmara e ameixa, como já dissemos, combinam perfeitamente com as frutas cítricas.

Frutas neutras: mamão, abacate, água e polpa de coco verde.

As frutas que não combinam com nada são a melancia e os melões, podendo ser indigestas quando combinadas com outras frutas. Devem ser ingeridas isoladamente.

Então, na noite de Natal, faça uma salada de frutas bem colorida e sortida, seguindo as combinações acima - use a seguinte cobertura:

Ingredientes

1/2 xícara de coco ralado
1 CS de araruta (já sabemos que é dificílima de ser encontrada, então use um amido substituto)
3 CS de mascavo
6 CS de suco de limão
3 CS de suco de laranja
1 CS de casca ralada de laranja
1/2 xícara de tofu escorrido e amassado

Como fazer

Numa vasilha, junte a araruta e o açúcar, adicionando depois o suco de laranja e o de limão. Dissolva bem e leve ao fogo baixo, cozinhando por 5 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar.

Junte à mistura o coco ralado, o tofu, a casca de laranja ralada. Misture bem os ingredientes e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.

Quando for oferecer a salada de frutas nas tacinhas apropriadas, coloque a cobertura, servindo imediatamente.

Nenhum comentário: