A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Em busca de uma chaleira


Procurando uma chaleira bonita, resistente e atóxica, encontrei o modelo da Ceraflame, feita "a partir de matéria-prima inorgânica exclusiva, que garante a ausência total de contaminação dos alimentos por resíduos metálicos, apontados como causadores de graves danos ao organismo. A total atoxidade é atestada por profissionais da área médica e por laboratórios nacionais e internacionais".

Fiquei entusiasmada com o que li no folheto, ali também falavam sobre a grande durabilidade e que sua superfície não riscava, tanto que poderia ser limpa até com esponja de aço.

Observando a alça, produzida em madeira, pensei que não iria resistir por muito tempo ao uso, já que a madeira é bastante perecível. Na prateleira haviam 3 unidades do modelo Chaleira Gourmet e comecei a observá-las mais de perto, em busca de um possível probleminha. Numa delas, a alça estava danificada, com a madeira já arranhada. A outra tinha um tom mais escuro de cor na alça e desejava o marrom mais clarinho. Na verdade, isso não chegou a ser um obstáculo. Ainda restava analisar o último exemplar e, para minha surpresa, havia um pedaço da cerâmica lascada e a superfície estava com riscos! Então, antes mesmo de ser utiizada no dia-a-dia, a chaleira mostrava que duas das qualidades enfatizadas no folheto, não existiam: o exterior dela quebrava e riscava facilmente...

Chamei uma funcionária da loja para mostrar os defeitos do produto e ela ficou bastante constrangida, não sabendo bem o que dizer e depois afirmou que iria comunicar-se com a empresa para reclamar, mas não senti muita empolgação na voz dela quanto à essa possibilidade.

Saí da loja decepcionada, pois gostei do visual da chaleira e da promessa de ser um utensílio atóxico e, ao mesmo tempo, me sentindo enganada na minha boa fé de consumidor.
Se algum dos leitores já usou produtos dessa marca e quiser deixar um depoimento, seria interessante ter um outro ponto-de-vista; para mim, ver que o prometido na propaganda não se manifestava na realidade, bastou para que desistisse da compra.

12 comentários:

Pérola disse...

Comprei esses dias uma chaleira de inox. Por enquanto está sendo bacana.
O que acha? Em relação à toxidade da coisa...rs
Beijos!

Vera Falcão disse...

Oi, Pérola, a questão é que desejo uma chaleira muuuito bonita e diferente... rs... além de ser atóxica. Mas vou continuar minha busca, à la Indiana Jones!

Talita disse...

Olá! Sou nova por aqui e deixo registrado que adorei seu blog. Tb prefiro fazer tudo, mas tudo em casa, até o caldo de carne. Vivo vasculando livros e internet atrás de receitas que não utilizem industrializados. Fico de olho até na qualidade das panelas. Não vou muito com a cara das teflonadas. Parabéns pelo seu blog! Tô me sentindo em casa!

Vera Falcão disse...

Oi, Talita, fique à vontade: coma o mingau, sente na cadeirinha e experimente a maciez da cama! rs
Sou fã do homemade, adoro artesanato, o que puder, faço eu mesma... abração!

Maga disse...

Oi,li sobre sobre a chaleira e não pude deixar de comentar. Tenho quase que toda linha Ceraflame, justamente pelos seus beneficios,praticidade e saúde.Tive a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação.Que é quase todo artesanal produzido com paciencia e carinho de muitas mulheres.Por esse motivo voce observou aqueles problemas, e não teve as dúvidas esclarecidas. Mas acredite compre sua chaleira,vai amar hehehe.bjs e adorei o blog

Vera Falcão disse...

Magali, não entendi... a lasca e o arranhão eram devidos a ser um produto artesanal? eu até aceitaria, se não fossem as palavras do folheto dizendo que isso não acontecia. Isso nunca ocorreu com suas panelas? Acredite, gostaria muito de ter comprado aquela chaleira... mas sem os "problemas"! que bom vc ter gostado do blog!

Maga disse...

Oi Vera! No folheto fala não risca, não racha etc. Mas o cuidado é preciso ter ao guarda-las e a quedas. Espero ter ajudado.E olhe no site outros modelos das chaleias,são lindas...Bjos

Vera Falcão disse...

Pois é, Magali, esses cuidados não são recomendados no folheto e deveriam ali estar, caso contrário, fica parecendo que é uma chaleira quase mágica! rs
Mas ainda não encontrei a chaleira ideal, é só uma questão de tempo, no stress...

Anônimo disse...

Olá, comprei muitos produtos ceraflame, mas usei somente uma panela individualmente, mas tive problemas infelizmente, apareceu um buraquinho lascado depois de utilizar pelas primeiras vezes e olha que tenho cuidado na medida do possível, é claro que bati levemente, mas nada que pudesse danificar, assim pensava, também estou me sentindo enganada.Penso em devolver todos os produtos, é uma pena porque também fiquei empolgada pela propaganda.

Vera Falcão disse...

Se fosse você, escreveria para a empresa pedindo ressarcimento, com base no que anunciaram no folheto de propaganda. Se não conseguir um resultado positivo, tente o Código de Defesa do Consumidor, para encontrar o artigo no qual seu caso possa se enquadrar e vá a luta:
http://www.idec.org.br/cdc.asp

Anônimo disse...

Nao comprem Ceraflame. Eles fazem propaganda enganosa. Todas as comidas queimam embaixo. Eu e minha prima compramos e ela tb nao usa mais porque queima tudo(e prá limpar aquilo?).A minha chaleira (tri cara) simplesmente quebrou a alça quando eu quis pegar ela. Uma panela da minha prima rachou enqto estava no fogão.

Vera Falcão disse...

Parece, pelos comentários, q ñ é um produto confiável mesmo!