A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inverno, futebol & vitamina C


Aproveitando a euforia da Copa, que para nós acabou, pois "tomamos uma laranjada azêda", tendo que aceitar que os rapazes da Holanda foram melhores em campo e ponto! Quem agora está com raiva dessa cor e talvez, por tabela, da fruta, pode imaginar comigo, as cenas a seguir...

Tem coisa mais gostosa do que comer bergamota (tangerina, para muitos) debaixo de um solzinho de inverno?
Ou descascar uma laranja de umbigo com as mãos, sorvendo cada gomo com sofreguidão, enquanto o caldo doce escorre pelos cantos da boca?
Um chá preto com algumas gotas de limão e uma colherzinha de mel, tomado sob as cobertas, enquanto viajamos na leitura de um bom livro.
Além do prazer que sentimos, estamos absorvendo vitamina C, inimiga das gripes e resfriados, amigona do sistema imunológico.
Lembrando que a salsa e a acerola ainda têm doses maiores desse nutriente na sua composição.



Receita fáceis de sucos para prevenir problemas respiratórios, tão comuns nessa época - não esquecer que a vitamina C oxida rapidamente, o suco tem que ser feito e bebido na hora, nada de guardar na geladeira, que vira xixi de múmia:

Coquetel antivírus - 2 maçãs e uma laranja, colocadas na centrífuga (se a maçã for orgânica, não descasque);

Coquetel digestivo - uma laranja, 1/4 de grapefruit e 1/4 de limão com a casca - leve tudo à centrífuga;

O impulso do kiwi - um cacho de uvas verdes, 3 kiwis e uma laranja-pêra - bata na centrífuga.

Como fazer um suco de laranja e não "água de laranja" (fruta cortada pela metade e espremida no muque ou no espremedor elétrico): 5 ou 6 laranjas produzem cerca de 400 g de suco. Primeiro, retirar a casca, deixando o máximo possível da película branca; depois, cortá-la em pedaços ou separá-la em gomos, colocando-os na centrífuga. O resultado será um suco grosso, cremoso, que encerra quase todo o valor alimentício da laranja: rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e açúcar natural.
Ao comprar laranjas, prefira as mais pesadas, de pele lisa e fina.

Receitas adaptadas do livro O Poder dos Sucos - Jay Kordich

Além disso, habitue-se a colocar uma colher de sopa rasa de salsa bem picadinha sobre a comida ou no recheio de um sanduíche - mas tem que ser crua, para que o efeito seja maior.

Nenhum comentário: