A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Voltam as frutinhas da Primavera!


Mais um ano que passa e voltam as pitangas e as cerejas-do-mato a carregar as árvores do pátio da casa da minha madastra... a produção é enorme, muitas delas acabam despencando e morrendo no chão, recomeço a fazer minhas geléias.

Desta vez, simplifiquei mas, também inovei.

Lavei bem as cerejas, coloquei na panela com água cobrindo-as, açúcar mascavo, pedacinhos de canela em pau e cravos-da-índia.
Para cada 100 g de frutinhas, adicionei 2 CS de mascavo. À medida que a água foi evaporando, adicionei mais até as cerejas desmancharem, deixando a geléia cremosa.
A novidade refere-se ao uso da pimenta jamaicana, que dá um sabor levemente picante e um perfume especial - desmanchei algumas num pilãozinho, pondo no cozimento um pouco antes da finalização.

Guarda-se na geladeira (não há conservante) e dura de 20 a 30 dias.

4 comentários:

Anabela Jardim disse...

Que beleza!Há muito tempo queria saber o nome dessa frutinha que dá nas ruas do bairro onde moro.Adorei esse post.

Vera Falcão disse...

Oi, Anabela, essas frutinhas são deliciosas... Legal que vc gostou, volte mais vezes!

Anônimo disse...

Olá, Vera!

Estou nesse momento faz\endo essa tua receita.
Estou com um pé carredinho dessa cereja aqui.
Gostei da idéia do toque de pimenta!
Depois te conto como ficou!
Parabéns pelo blog!
Pra vc um abraço daqui de Floripa!
Jacqueline

Vera Falcão disse...

ok, Jacqueline, fico aguardando teu retorno pra nos contar como ficou! Adoro as praias de SC, tenho uma filha que mora perto de Laguna.

Abração!