A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O consumo adequado da linhaça


Já postamos aqui a receita do "leite de linhaça".
Ensinamos a germinar as sementes para aumentar seu potencial, a triturá-las apenas na hora do consumo, a usar o gel para substituir ovos e a não consumi-las inteiras (quando não germinadas).

Aqui reforçamos essas informações com dicas úteis e importantes de Conceição Trucom, autora do único livro brasileiro sobre a linhaça - A importância da linhaça na saúde.

Consumo diário ideal:

Para adultos, o consumo máximo é de 2 colheres de sopa/dia.
Para crianças até 12 anos é de uma colher de sobremesa/dia.
Sementes são alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois não há absoluta necessidade.

Porque esse limite de consumo:


Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Tais substâncias são chamadas de antinutricionais e são nocivas quando existir exagero no consumo. Trata-se do mágico da natureza, onde bom senso é bem-vindo.

Um recurso de minimizar a presença destas substâncias é o processo de germinação.

Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se não for previamente germinada, seja castanha-do-Pará, gergelim, amendoim ou linhaça.

A maneira mais saudável de consumir a linhaça:

Jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem ômega-3.
O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo.

A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. A relação é sempre 1 parte de semente para 5 partes de água. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou "acordar" a semente.

As mucilagens: após a hidratação da linhaça se obterá uma consistência de gel (tipo clara de ovo) que são as fibras hidrosolúveis desta semente tão especial. Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagem diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico.

É valioso consumir estas mucilagens pois é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação.

Não misture a linhaça crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal: Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases. Um bom exemplo são receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaça com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Você irá explodir de gases!

A diferença entre a linhaça marrom e a dourada:

Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de teor de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas. Quanto à enaltecida linhaça dourada (importada do Canadá e de pequena produção brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linhaça marrom (brasileira) é mais rica em ômega-3 e muito mais barata.

Receitas caseiras simples de preparar com a linhaça:

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão.

Uma receita do dr. Alberto Gonzales: Linhaça, principalmente a dourada, batida seca no liquidificador, misturada com água, sal e gergelim e seca ao sol - cream crackers sem farinha!
Essa até as crianças podem fazer!

26 comentários:

Lara disse...

Poxa, eu fazia a minha vitamina de todos os dias com linhaça e leite (arrotava horrores e não sabia o porquê, rsrs).

Tenho um filho bebezinho e estou pesquisando muito para me reeducar nos hábitos e cozinhar de forma saudável, inclusive nesse momento, de amamentação.
Direto venho ver as suas receitas e só tenho elogios a te fazer.
Sérios parabéns a você por prestar todo esse serviço de ajuda e informação!

Vera Falcão disse...

Lara, informar, para mim, é vital! E, principalmente, a informação que não é atrelada a um cabestro... toda a indicação que faço aqui é fruto de muita pesquisa e quando cito algum produto, podem ter certeza que é uma indicação totalmente honesta! Até posso me enganar ou errar durante essa trajetória, mas também serão informados dos meus tropeços.
Espero continuar auxiliando na alimentação da tua família, gracias pelas palavras de incentivo!

Anderson Graeff Teixeira disse...

olá obrigada pelo esclarecimento com a linhaça, a minha primeira ingestão etá mergulhada em água que daqui a pouco ireri tomar com suco. mas, tenho uma dúvida é para consumir também a mucilagens? pois vc comentou que ele tem traços de ácido fítico, e eu pesquisei sobre esse ácido e descobir que ele atrapalha a absorção de minerais. Como faz para retirar o ácido fítico presente na mucilagem? eu não compreendi a lavagem que faz depois da linhaça hidratada. Você poderia esclarecer pra mim, por favor? Obrigada. Elizandra

Vera Falcão disse...

Oi, Elizandra! Veja que está escrito no post um informação atualizada sobre o ácido fítico, da Conceição Trucom que é uma especialista: "Diluído neste gel haverá traços de ácido fítico, que se for respeitado o consumo diário de 2 colheres (sopa)/dia, terá efeito antioxidante. Caso você decida ultrapassar esta dosagem diária, será recomendável colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rápida lavagem para extrair parte deste ácido fítico." Então, você pega uma peneira com a trama bem fechada e coloca a linhaça germinada ali, põe sob a torneira e deixa a água correndo, até eliminar quase todo o gel, pois um pouquinho sempre vai ficar. Qualquer dúvida, pergunte novamente, abraço!

Cibele disse...

Nossa, essas informações transformaram minha relação com a linhaça. Sempre colocava na vitamina com frutas e iogurte (iogurte também não pode né?), e também nas massas de bolo e pão. Aliás, então esses pães integrais com linhaça devem ser evitados?
Outra dúvida, eu costumava triturar a linhaça pra colocar no caldo de feijão. Combinação explosiva tbm pelo jeito.
Obrigada pelas informações.

Vera Falcão disse...

Pois é, Cibele, conforme as informações da Conceição Trucom, não se deve consumi-la com leite ou com alimentos cozidos... eu acho o trabalho dela bastante confiável, portanto sigo suas indicações.
Abraço!

Em Busca do JavaBean Perfeito disse...

Use produtos orgânicos, pois tem origem controlada e certificada bem como rastreabilidade, impossibilitando a situação de farinha de linhaça não ser linhaça. Atualmente única forma de ter certeza de que o produto é o que diz na embalagem é com produtos orgânicos.

Vera Falcão disse...

Produto orgânico com certificação, queres dizer... o que informamos sobre a linhaça é que deve ser triturada na hora do consumo, pois se fica guardada muito tempo torna-se rançosa, sendo orgânica ou não. É bem melhor comprar as sementes orgânicas e triturá-las na hora da utilização.

ISABELLE disse...

Olá ..Boa tarde

Gostei muito do texto, é o que eu preciso. Gostaria de pedir ajuda no sentido de que eu faço pão caseiro integral com linhaça. Gostaria de fazer dois pedidos : 1. Ajuda para os ingredientes ideais de um nutritivo pão caseiro integral. 2. Eu coloco a semente e o pó da linhaça no pão. Eu faço a noite, como devo proceder para o preparo da linhaça ? Atualmente eu tenho colocado-a na agua e deixado por uma hora, dps eu amasso ela no pão e deixo crescer com ele para dps ir ao forno.

Muito Obrigada
Isabelle

Vera Falcão disse...

Olá, Isabelle! Um pão nutritivo deve ter o máximo de farinha integral e, se possível, orgânica e um fermento de qualidade.

O ideal é a fermentação natural:

http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2010/01/fermento-natural.html
***********************************
http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2010/01/fermento-natural-2.html

Não devemos consumir a semente de linhaça inteira, a não ser que esteja germinada. Para colocar na massa do pão, o ideal é triturar as sementes (na hora do preparo do pão e não antecipadamente, guardada na geladeira, pois fica rançosa)e adicioná-la moída, seguindo a receita, normalmente (uma colher de sopa da linhaça moída para cada pão, aproximadamente de 500 gramas).

Se ainda tiver dúvidas, volte a perguntar, ok?

Anônimo disse...

Tenho uma duvida, posso passar no liquidificador com leite em pó?, ?

Vera Falcão disse...

Linhaça misturada com leite animal forma muitos gases no organismo - não recomenda-se.

Unknown disse...

Tenho 2 dúvidas:
Outro dia deixei a linhaça de molho por mais de 12 horas,há algum problema?
E também gostaria de saber se pode se fazer o leite da linhaça a noite, guardar em geladeira para ser consumido de manhã?
meu email é elianammoran@gmail.com

agradeço desde já

Vera Falcão disse...

Oi, Eliana, 8 horas é o tempo necessário para hidratar, mas pode-se ultrapassá-lo, então a semente começa germinar - deixar de molho durante a noite para consumir pela manhã, por exemplo. Quanto a guardar em geladeira, deixe o leite lá o mínimo de tempo possível; o ideal é fazer e consumir na hora - quanto mais vivo e fresco, melhor.

Anônimo disse...

Posso tomar o gel e a linhaça puros em jejum?

Vera Falcão disse...

Podes tomar, o sabor é que não fica muito agradável, melhora bastante quando adicionado aos sucos.

Unknown disse...

Posso bater no liquidificador laranja, água e a semente de linhaça sem hidratar a mesma? Estou fazendo assim, não sei se estou correta!

Anônimo disse...

Oi, adorei o post! Gostaria de saber se posso misturar a linhaça no suco Ades...

Vera Falcão disse...

Oi,Ana Cristina! Conforme explicado na postagem, a semente de linhaça deve ser consumida de duas maneiras: se for inteira, precisa ser hidratada/germinada; se não fizer isso, ela necessita ser triturada no liquidificador, antes de ser adicionada ao seu suco. Releia o texto pra confirmar.
Abraço!

Vera Falcão disse...

Oi, Anônimo! A linhaça é uma semente com tantas propriedades saudáveis, se fores misturá-la ao suco Ades, que é industrializado e tem soja e açúcar, estarás diminuindo o seu benefício. Adicione-a a um suco natural, irás aproveitar bem mais todos os nutrientes. Abraço!

Unknown disse...

Muito obrigada por todas as dicas, bem explicadas e esclarecedoras.

Unknown disse...

Amei!
Estou satisfeita com as dicas,nem precisei perguntar nada,caso venha ter alguma dúvida futura o farei.
Parabéns pelos esclarecimentos.
Abraço!

Marilucia Louro disse...

Bom dia!!!
Posso cozinhar feijão com linhaça ?

Unknown disse...

Muito bacana seu blog, parabens! Vou cita-lo no meu ok?

Vera Falcão disse...

Marilucia Louro, em lugar de cozinhar o feijão com a linhaça fica bem mais saudável tu cozinhares com teus temperos preferidos e depois de pronto, adicionar linhaça (moída na hora) ao prato, quando fores consumi-lo.

Anônimo disse...

Foi muito válido para mim essas informações