A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 3 de abril de 2011

Alimentação equilibrada para as crianças


Logo depois de comentar o artigo da mãe que criticou a opção da sua filha vegetariana, li sobre a decisão judicial de um caso que criou polêmica em 2008: um bebê de 11 meses, filho de pais vegetarianos, que morreu de desnutrição porque era alimentado somente com leite materno.

Prato cheio para os detratores do vegetarianismo!

Mas é preciso ficar bem atento sobre a causa da morte: o óbito não foi devido à dieta vegetariana mas à falta de alimentação, já que nessa idade a criança precisa consumir outros alimentos além do LM (sejam vegetais ou carne, só o leite não faz a criança ganhar peso e desenvolver-se).
Enfatizamos novamente a necessidade dos pais estarem bem informados sobre como alimentar seus filhos para que sejam saudáveis e se não tiverem habilidade para tal, que contratem um profissional. Não tendo possibilidade de fazê-lo, pesquisem e estudem, existe um farto material para aprendizado: livros, revistas, videos, sites e blogs especializados.

Além se serem vegetarianos, os pais dessa criança também usavam métodos alternativos de cura - querem mais algum motivo para o sistema colocá-los (e seus métodos, principalmente) na fogueira? Penso que eram cheios de boas intenções, mas despreparados para colocá-las em prática.
Não se brinca com algo tão importante como a vida de uma criança!

Para saber mais sobre o caso.

Muito importante esse trecho da matéria:

"Não estamos aqui para fazer um julgamento sobre um modo de vida diferente, mas para decidir se este homem e esta mulher cometeram uma falha nos cuidados que causaram a morte de sua filha", declarou a representante Anne-Laure Sandretto. "Estamos aqui para dizer que no século XXI, uma criança não pode morrer de fome sem que seus pais reajam em momento algum", acrescentou.

Um comentário:

nurit disse...

Sou vegetarian há 40 anos. Amamentei minha 1a. filha até os 2 anos de idade. No primeiro ano, leite materno e frutas. Só. Introduzi cereais e leguminosas a partir do 1o. ano somente.Foi um bebê estilo "johnson", gordinha, linda e cheia de vida. Me paravam no super e no parque pra olhar, mexer com ela, tão linda. Então cada caso um caso, certo?? Luz e Bem!!