A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Queijos veganos - Muçarela

Iniciando a postagem de receitas de queijos veganos, sem qualquer componente animal - todos testados antes da postagem e com algumas modificações que julguei pertinentes, como a troca de alguns ingredientes, a retirada ou acréscimo de outros - algumas utilizam soja, outras não - não aconselho a consumi-los rotineiramente, use em pratos especiais.

MUÇARELA VEGANA/VEGARELA (O duplo Z de palavras italianas vira, em português, Ç - é comum escreverem mussarela, forma inadequada, mas que já se popularizou)

Ingredientes

200g de tofu (procure o que não seja produzido com soja transgênica - em Porto Alegre, compro o da Família Hattori, na Feira Ecológica da José Bonifácio: Produtos Família Hattori)
uma colher de sobremesa de cebola ou alho picados
uma colher de chá de sal
uma colher de sobremesa de mostarda
1/2 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma)
uma colher de sopa de amido de milho
uma colher de chá de polvilho azedo
1/4 de xícara de azeite de oliva
suco de 1/2 limão
1/4 de xícara de água (se necessário)

Como fazer

Bater todos os ingredientes no liquidificador, deixando a água por último e só utilizar caso seja necessário. Não precisei adicionar a água, a muçarela ficou bem cremosa e firme sem ela.
Usei para fazer uma pizza, com o queijo, brócolis e cebolas, bem simples, para sentir o sabor. Quem não gosta muito do gosto da mostarda, diminua a quantidade (já diminui da receita original, mas ainda assim ele permanece forte).
Essa quantidade deu para assar 6 pizzas pequenas (ou duas grandes).





Próxima receita: Muçarela sem Tofu, com Mandioquinha!

2 comentários:

Paola disse...

Essa receita parece mesmo uma delícia! Mas exige tofu, o que é um problema. Explico: estou em Três Coroas. Meu namorado (que é daqui) e eu não encontramos tofu em mercado algum. A loja de produtos naturais da cidade só terá tofu daqui a uns três ou quatro meses. E não sabemos onde encontrar a moça que faz tofu pro pessoal do templo budista. Logo, precisávamos urgentemente de uma receita de queijo vegano sem tofu.
Nesse post, disseste que a próxima receita seria com mandioquinha. Devo, então, simplesmente substituir o tofu por mandioquinha cozida, e fazer tudo igual? Ainda: Posso usar mandioca ao invés de mandioquinha?

Vera Falcão disse...

Paola, dá pra fazer um queijo vegano bem legal sem o tofu! Vou postar a receita, ok?