A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Queijo vegano - Duas opções com mandioquinha


A mandioquinha é conhecida por vários nomes no Brasil, conforme a região: batata baroa, batata salsa, batata fiuza, batata aipo, aipim branco e cenoura amarela! Dá para experimentar fazer os queijos usando aipim (macaxeira), inhame ou batata inglesa - testem, ainda não o fiz.

Receita 1: Queijo colonial - Faça um purê com a mandioquinha cozida, pegue 3 colheres de sopa e bata com uma xícara de polvilho doce e 1/2 xícara de polvilho azedo; junte 3 CS de óleo ou azeite. Acrescente 1/2 cc de sal e o suco de meio limão, completando com água até ficar pastoso. Se ficar muito mole é pelo excesso de líquido. Usei uma xícara e meia de água, mas vá colocando o líquido devagar e observando a textura. Deixe a mistura 24 horas na geladeira; modelei a massa num pote para ficar no formato tradicional dos queijos. Corte em fatias médias e ponha em grill ou frigideira (sem óleo, fogo baixo).
Essa receita testei, depois coloco as fotos, estou postando com um pouco de pressa porque pediram a receita... Quando cru ele é duro, dá pra fatiar, o gosto não é lá muuuito bom (experimentem colocar temperos e/ou especiarias), melhor quando quente; não derrete muito, fica borrachudo. Dura uma semana, embalado, na geladeira.


Receita 2: Muçarela

Ingredientes

1 xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de polvilho azedo
3 colheres de sopa de purê de mandioquinha
2 xícaras de água
6 colheres de azeite de oliva ou óleo
sal a gosto

Como fazer

Bater no liquidificador ou processador a mistura de água com os polvilhos, o sal, o azeite e a mandioquinha. Passar a mistura (que fica bem líquida mesmo) para uma panela antiaderente e, no fogo alto, ficar mexendo até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela (não pode parar de mexer, demora uns 3 minutos até que endureça). Retirar essa massa da panela, dar a forma que quiser e retornar ao fogo baixo pra dourar os lados. Deixar 24 horas na geladeira antes de consumir.
Essa receita ainda não testei, mas coloquei aqui para complementar a outra, feita de maneira diferente.

Dicas: Esses queijos ficam mais consistentes e saborosos se ficarem alguns dias na geladeira antes do consumo. Podem ser saborizados, colocando-se temperos como orégano, manjericão, manjerona, pimentas etc. Uma colherinha de cúrcuma dá um tom amarelado.

3 comentários:

Paola disse...

Valeu, Vera! Vou ver se consigo fazer ainda hoje!

Lolita dulce disse...

Olá Vera querida, sou vegana e também adoro postar receitas, gosto de criticar o sistema, defender os animais, e falar sobre arte...
de tudo um pouco (rsrs)...
me apaixonei por seu blog...
estou te seguindo e aguardando um novo post maravilhoso....
Se quiser podemos trocar algumas receitinhas...
Beijos.

http://unaparolasola.blogspot.com/

Vera Falcão disse...

Oiiiii, fico feliz por teres gostado! Vi que temos muito em comum mesmo, vou lá te fazer também uma visita, ok? Beijo!