A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 16 de setembro de 2012

As alfaces

Muita gente torce o nariz pra consumir alface, por achá-la "sem graça" e os vegetarianos são acusados de monotonia na dieta, por serem "comedores de alface"... Quanto preconceito!

A alface é uma verdura rica em vitaminas A, C, E e K, além de possuir importantes minerais, como zinco, magnésio, potássio e ferro (os dois últimos, em maior quantidade na variedade lisa). Também contém muita água, o que ajuda a hidratar o corpo. Especialmente a de cor roxa ou verde intenso fornece pró-vitamina A ou betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico. Ela também é conhecida como calmante e por auxiliar quem está com dificuldade para dormir. Isto ocorre porque seu talo tem uma substância chamada lactucina, que tem propriedades analgésicas e sedativas.

Crespa, lisa, verde, roxa? Escolha a sua variedade preferida!



Lisa - a mais popular de todas, tem folhas macias, grandes, com sabor suave e adocicado.
Romana - é a mais crocante, muito apreciada para saladas e sanduíches, com folhas tenras e suculentas.
de Pomo - uma variedade da romana, com sabor adocidado, de cor verde clara e pequenas manchas roxas.
Roxa de folhas soltas - não tem miolo, as folhas são soltas e de tonalidade verde e bronze.
Mimosa Vermelha - com folhas soltas e estreitas e sabor adocicado.
Americana - por ter folhas grandes é ideal para ser recheada.
Little Gem - variedade da alface romana, é carnuda.
Lollo Rosso - de cor roxa e folhas crespas, perfeita para saladas.
Crespa - uma das mais conhecidas, tem as folhas recortadas, por isso o nome.

Ontem era dia de promoção das alfaces na Feira dos Agricultores Ecologistas, que
realiza-se há 22 anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7h às 13h. Fui lá conferir, como faço todos os sábados (a não ser quando chove muito).





Também estava lá a ONG Bororó25, demonstrando o processo de higienização das verduras e convidando a todos para construírem a Árvore da Consciência utilizando papel reciclado em forma de folhas para responder a pergunta: “Quais as sementes de consciência que você deseja plantar?” Escolhi a folha da Reflexão.



Olhem que alfaces lindas comprei!





2 comentários:

Green Womyn disse...

Que legal! Desde sempre tenho dificuldade para identificar alfaces. Vou pegar essa imagem, imprimir e deixar na minha cozinha, levar pra feira...

Adorei o post!

Bj!

Vera Falcão disse...

Oi, faz tempo que não te via por aqui... Que bom que gostastes do post, beijo!