A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Berinjela - vale com g e com j!

Oba, está chovendo na nossa horta!

Agora é a vez do Benjamin, filho da Roberta Rezende Santos. Com 14 meses, na imagem ele está experimentando berinjela.

    

A mamãe conta que "ele se apaixonou por esse vegetal desde o primeiro dia! E muito se engana quem acha que por ser bebê come o que a mãe dá, não funciona assim, não. Primeiro porque eu sou contra disfarçar ou esconder a comida, a introdução de alimentos foi feita aos pedaços e sem temperos (baseada em Baby Led Weaning), ele pegava e podia sentir a textura, o cheiro, e comia. Desde o primeiro dia ele demonstrou seus gostos, algumas coisas ele não quis comer, xuxu, por exemplo. Outras ele até comeu, mas estão longe de ser preferência, como jiló. E tem as paixões: berinjela, brócolis, mandioquinha..."

Roberta, muito bom teres falado sobre o Baby-Led Weaning, andei me informando sobre esse método e tirando dúvidas, inclusive entrei para um grupo bem legal no facebook, o "Baby-Led Weaning: BLW". Os membros estão dispostos a esclarecer com paciência e boa vontade quem quiser saber mais a respeito - se estiver no FB, é uma boa opção.

Esse é um dos textos que me disponibilizaram:

"Como começar o BLW? - 9 dicas práticas

1) Coloque o seu bebê na posição vertical, de frente para a mesa, no seu colo ou em um cadeirão. Certifique-se que ele esteja em segurança, num assento estável (sem balançar ou com o apoio "em falso") e que o bebê possa usar as mãos e os braços livremente.

2) Ofereça o alimento ao bebê; em vez de dar a ele, coloque-o em sua frente ou deixe-o pegar em sua mão, para que a decisão seja dele.

3) Comece com os alimentos que são fáceis de pegar: palitos grossos e longos são melhores no início. Introduzir novas formas e texturas gradualmente, para que seu bebê possa aprender como lidar com elas. 

4) Sempre que puder, inclua seu bebê em suas refeições.Quando possível, desde que seja adequado, ofereça ao bebê a mesma comida que você está comendo, para que ele possa copiar você.

5) Escolha momentos em que o bebê não esteja cansado ou com fome, para que ele possa se concentrar. Nesse estágio, as refeições são para brincar e aprender - ele ainda estará recebendo todos os nutrientes do leite materno ou leite artificial.

6) Continue oferecendo o leite materno ou fórmula como antes - esta ainda é a principal fonte de nutrientes do bebê, até o primeiro ano de vida. Quando o bebê precisar mamar menos, ele vai reduzir por si mesmo. 

7) Disponibilize água para o bebê durante as refeições, para que ele beba caso necessite.

8) Não apresse ou distraia o bebê enquanto ele estiver lidando com o alimento. Permita que ele se concentre e use o tempo que precisar.

9) Não coloque comida na boca do bebê e não tente convencê-lo ou forçá-lo a comer mais do que ele quer.

OBS: Discuta a introdução de sólidos com o profissional de saúde que acompannha o seu bebê se há história familiar de alergias ou intolerâncias alimentares, problemas digestivos ou quaisquer outras questões sobre a saúde ou desenvolvimento do bebê.

Gill Rapley - autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food"

Atenção, a berijela é um fruto! Popularmente, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume. Por isso, a berinjela é considerada pelos consumidores, um legume...
"Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arterosclerose." (Wikipédia)

    

Para os adultos saborearem: Caponata


Nenhum comentário: