A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Esfihas - refazendo uma receita!



Gostaria de comentar sobre receitas culinárias que estão espalhadas pela internet e sobre quantas delas contêm erros e equívocos. Já verifiquei que não dá para segui-las de olhos fechados, pois pode-se perder tempo e ingredientes. Não sei se tais erros são cometidos por má fé ou por falta de atenção. Por isso, testo-as antes de colocar aqui no blog, para evitar desapontamentos como o que tive quando fiz essas esfihas, aqui.

A massa ficou muito salgada (juntando-se ao salgado do recheio, ficou impossível de comê-las e nem pincelei com shoyu), além do tempo de forno ser muito maior do que o indicado. Parece pouco que duas indicações erradas possam estragar uma receita, mas podem, até uma só delas, como no caso do excesso de sal... Na verdade, deveria ter percebido que uma colher de sobremesa para a quantidade de farinha solicitada, era demais. Mas fiz a receita confiando no texto, sem analisar.

Enfim, refiz e trago para vocês!

Ingredientes

1 tablete de fermento para pão (ou um envelope de 10 g)
300 ml de água morna
100 ml de óleo vegetal
uma colher de sobremesa de açúcar
uma colher de chá de sal
250 gm de farinha de trigo integral
250 gm de farinha de trigo branca
recheio a gosto (fiz o seguinte recheio: refoguei cebola picada bem miúda, juntei ervilhas, cenoura em cubinhos, milho, cebolinha, tofu em lascas e shoyu)

Como fazer

Em uma tigela grande, desmanche o fermento em tablete no açúcar e no sal (ou simplesmente misture, se usar o envelope).

Adicione o óleo, metade da água e vá juntando a farinha de trigo aos poucos (adicione mais água e mais farinha, até completar o total de ambas).

Mexa, primeiro com uma colher de pau. Quando a massa estiver encorpando, coloque em superfície enfarinhada e comece a sovar. Separe pedaços da massa em bolinhas (aproximadamente 20 delas). Não rasgue a massa, corte com uma faca.

Abra cada bolinha, coloque o recheio e feche, fazendo pequenos "envelopes", cuidando para que fiquem bem fechados.

Deixe as esfihas descansarem por 20 minutos, já na assadeira que não precisa ser untada.

Leve para assar em forno preaquecido por 45 minutos (pincele com azeite de oliva). Inicie com 180º, deixe 10 minutos e baixe para 160º. Quando faltarem 10 minutos para finalizar, coloque novamente em 180º. Isso faz com que a massa fique bem cozida no interior e dourada por fora.




2 comentários:

Roseli Rosa disse...

Oi Vera

Gostei da postagem.
Falar sobre as receitas que deram certo é fácil,mais sobre as que desandaram não é fácil.
Esse ano tive algumas decepções com receitas que não deram certo.
Boas Festas

Anônimo disse...

Ola Vera,
visitei pela primeira vez seu blog e gosteimuito, acho oportuno e e sempre muito bom que as pessoas, assim como voce divulguem o vegetarianismo, ja temos muita violencia demais, precisamos de paz e ela começa com a alimentacao sem violencia.
Obrigada pela receitas.

Nelci
Florianopolis-sc