A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sábado, 16 de março de 2013

Brócolis - mais cálcio do que o leite

"O brócolis, tem em suas folhas cerca de quatro vezes mais cálcio do que o leite: 100 g de folhas contêm 510 miligramas desse mineral." Fonte: Lar Vegetariano - Ivonete do Amaarl Diaz Nakashima & outros

Os nutrientes serão mantidos intactos se consumirmos as folhas cruas num suco verde, por exemplo. A perda é menor se cozinharmos no vapor.

Uma xícara de brócolis cozido (toda a planta) contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Não desprezar os talos, eles servem para fazer recheios de pastéis, tortas salgadas, refogados ou integrar farofas.Todas as partes do brócolis são comestíveis.





E nada melhor para ilustrar esse texto do que a carinha fofa e curiosa do Arthur Lopes Trumpis, de 7 meses, filho da minha amiga Monique Paschoal Lopes Trumpis, experimentando pela primeira vez o brócolis.



2 comentários:

Fábio Henrique disse...

Olá! Quando começo a leitura dos artigos no seu blog, não dá vontade de parar mais... rsrsrs. Quanta coisa boa... Em relação ao brócolis, pelo que vi é melhor consumi-lo cru e em sucos, não é? No almoço, eu geralmente como feijão+arroz+salada e tenho evitado ele porque é rico em cálcio; sendo assim dificultaria a absorção do ferro não é? E ele em uma janta com inhame, ou batata-doce, ou macaxeira(aipim) estaria certo? Qual a sua sugestão para adicionar à essa janta? Me desculpe por tantas perguntas... mas é que quanto mais pesquiso sobre combinações... mais confuso(paranoico)fico. Outro exemplo é o caso do espinafre... Mas eu chego lá!!! Abraço.

Vera Falcão disse...

Realmente, as combinações alimentares ideais podem ser um tanto difíceis na prática, mas vá com calma, sem estresse, caso contrário tu acabas perdendo o prazer de comer. O brócolis pode ser cozido no vapor, aí perde poucos nutrientes, retire-o quando ainda estiver verde e firme, não deixe amolecer. Podes consumi-lo com carboidratos, sem problema, com os ingredientes que citastes ou, por exemplo, massa com brócolis e molho branco, feito com leite de amêndoas. Adicionaria uma farta salada de verdes. Dá uma olhada nesse link sobre combinações alimentares: http://cozinhanatureba.blogspot.com.br/2011/05/combinacoes-alimentares.html Vá com calma, abraço!